Onde comer em Menorca

Onde comer em Menorca

Devido à quantidade e diversidades dos turistas da ilha, a oferta gastronômica de Menorca é bastante extensa.

Em Menorca, há restaurantes por todos os lugares e para todos os bolsos.

O mais comum e prático é aproveitar as manhãs para visitar as praias e calas, almoçar algo rápido, como um bocadillo (sanduíche típico da Espanha), e reservar a noite para o merecido jantar em algum restaurante.

Pratos típicos de Menorca

Em uma ilha, como não poderia ser diferente, não faltam os pescados e mariscos. No caso de Menorca, é preciso acrescentar ainda a boa qualidade das verduras. Os dois pratos que se destacam são a Caldeirada de lagosta (Caldereta de langosta) e as Berinjelas recheadas (Berenjenas rellenas) com diversos ingredientes.

A Caldeirada de Langosta, o prato típico da ilha por excelência, da mesma forma que outros pratos regionais (fabada, cocido, paella), tem origem em um produto abundante e barato da zona. No caso de Menorca, este produto é o pescado e o marisco.

Em Menorca, os pescadores cozinhavam o pescado e o marisco para aproveitá-lo melhor. O que era um prato de pobres antigamente, com o passar do tempo e a especialização na cozinha, tornou-se o prato de luxo de Menorca.

Nos restaurantes de Menorca, o preço da caldeirada é alto por causa da utilização da lagosta menorquina. Você também encontrará restaurantes mais baratos onde servem lagosta caribenha ou congelada, que, infelizmente, não têm o mesmo sabor.

Restaurante recomendado em Menorca

Ciutadella

  • Restaurante Es Forat, Marina S/N.
    Um dos restaurantes em que melhor comemos. Tudo é excelente, dos pães de alho à caldeirada. Recomendamos experimentar o arroz caldoso. Se quiser degustar a caldeirada, a recomendação é reservá-la com pelo menos 24 horas de antecedência (um dos “segredos” é que repouse durante certo tempo).