Torre de Fornells

A Torre de Fornells foi construída entre 1801 e 1802 e foi uma das várias torres defensivas erguidas sob o domínio inglês.

A Torre de Fornells é uma das maiores torres de Menorca e se parece com um pequeno castelo.

Os objetivos da Torre de Fornells eram dois: o primeiro, proteger a entrada do porto de Fornells (o terceiro porto natural mais importante de Menorca); o segundo, prevenir do possível desembarque inimigo para atacar o castelo próximo de Sant Antoni.

Da mesma forma que em todas as torres de defesa de Menorca, pode-se ver outras duas torres a partir da Torre de Fornells. Esse sistema estava desenhado para que elas pudessem se comunicar entre si.

A visita

A torre consta de 4 níveis: a cisterna, que servia para acumular água; o piso de baixo, que era o armazém de comida e armas; o primeiro piso, onde viviam as tropas; e o terraço, onde ficava a artilharia e de onde se vigiava o contorno menorquino.

Embora o interior da torre não seja especialmente chamativo (há uma exposição temporária onde se pode ler tudo sobre a torre), pode-se ter vistas excelentes da região a partir da parte superior.

Ao subir à torre saindo do estacionamento, você passará pela Capela de Nossa Senhora de Lourdes, um pequeno santuário escavado na rocha.

Horário

Da Semana Santa até final de outubro
Todos os dias: das 09:30 às 16:00.

De novembro até antes da Semana Santa: não se realizam visitas ao interior da torre.

Preço

Adultos: 2,40€.
Crianças entre 8 e 15 anos e maiores de 65 anos: 1,45€
Menores de 8 anos e segundas-feiras: entrada gratuita.

Transporte

Em Mercadal, pegar o desvio para Fornells, na metade do caminho entre Ciutadella e Maó.

Lugares próximos

Fornells (649 m)
Cala Pregonda (7.6 km)
Monte Toro (8.6 km)
Farol de Favàritx (13.6 km)
S'Albufera des Grau (16.8 km)