Ciutadella de Menorca

Ciutadella de Menorca

Ciutadella é o segundo núcleo urbano mais importante da ilha, com mais de 28.000 habitantes. Uma das melhores lembranças das férias será a das noites passeando pelo porto do local.

Ciutadella tem um ar senhorial. Percorrer as ruas estreitas do centro histórico de Ciutadella evoca paixão e sensualidade. Passear pelo porto até o Castelo de San Nicolás, fazer uma parada no caminho e tomar uma cerveja na Plaza del Borne ou na Plaza de Ses Voltes são algumas das coisas que você poderá fazer em Ciutadella.

O melhor de Ciutadella

  • Catedral de Menorca: construída entre os séculos XIII e XIV sobre uma antiga mesquita, é o edifício gótico mais importante de Menorca.
  • Plaza del Borne: o obelisco comemora a heroica defesa de Ciutadella diante do ataque turco de 1558. Foi erigido em 1875.
  • Plaza de la Esplanada: ao lado da Plaza del Borne, é o lugar escolhido para a celebração dos acontecimentos multitudinários.
  • Castelo de San Nicolás: foi construído no final do século XVIII para defender o porto da cidade.
  • Museu Municipal de Ciutadella: edifício do século XVII que expõe uma grande coleção de objetos pré-históricos. Foi inaugurado em 1995.
  • Porto de Ciutadella: um lugar emblemático de Menorca, precioso. Recomendamos que você se dê um capricho e experimenta a gastronomia de algum dos numerosos restaurantes do local.

A rissaga

A rissaga é um fenômeno natural que caracteriza o porto de Ciutadella. Acontece no verão sob certas condições atmosféricas e consiste em que o mar oscile para cima e para baixo até que transborda. É um espetáculo ver como os barcos sobem de nível em apenas alguns instantes.

Apesar do fenômeno oferecer imagens bonitas, já houve episódios graves. A última grande rissaga aconteceu em 15 de junho de 2006, com oscilações que alcançaram os 4 metros e destruíram mais de 25 embarcações. Em 2011, foi inaugurado o novo porto em Ciutadella, com um dique que diminui os efeitos da rissaga.