Pedreiras de S'Hostal (Líthica)

Pedreiras de S'Hostal (Líthica)

As Pedreiras de S'Hostal (Pedreres de S'Hostal) são pedreiras de marés que ficam a pouca distância de Ciutadella.

Marés é o termo que se utiliza nas Ilhas Baleares para designar a rocha de origem calcária formada principalmente de restos fósseis e que se erode com facilidade.

As rochas extraídas das Pedreiras de S'Hostal foram utilizadas durante mais de 200 anos para construir boa parte dos edifícios de Menorca. As profundas escavações, portanto, são uma paisagem artificial de grande valor estético e histórico.

A data em que se começou a exploração das pedreiras é desconhecida, mas se sabe que estiveram ativas durante ao menos 200 anos. As Pedreiras de S'Hostal encerraram suas atividades em novembro de 1994 e foram adquiridas pela associação Líthica para serem conservadas.

As pedreiras modernas

As duas escavações maiores e próximas à entrada são as pedreiras modernas. Nelas, a extração da marés se faz com o uso de serras circulares impulsionadas por um carrinho.

Uma curiosidade é que, no fundo da Pedreira mais profunda, são oferecidos concertos durante os meses de verão. A acústica do local é espetacular.

As pedreiras antigas

Nestas pedreiras, de dimensões mais reduzidas e com um aspecto menos quadriculado, a extração da marés era feita a golpe de picareta, o que se pode perceber pelas marcas nas paredes.

Nas pedreiras antigas, há um parque (Laberint Dels Vergers) e um pequeno jardim botânico. A construção de jardim e a plantação de árvores frutíferas costuma ser a forma tradicional de encerrar a atividade em pedreiras.

Nossa opinião

A não ser que você tenha especial interesse no assunto, não troque os povoados pré-históricos ou um dia de praia por visitar as Pedreiras de S'Hostal. Contudo, se você tiver tempo suficiente em Menorca e amanhecer nublado, a visita é uma boa opção.

Horário

Temporada alta (de 1º de abril a 1º de novembro)
Segunda a sábado: das 9:30 às 14:30 horas e das 16:30 até o pôr do sol.
Domingos e 1º de novembro: das 9:30 às 14:30 horas.

Temporada Baixa (de 2 de novembro a 31 de março)
Todos os dias, das 9:30 às 14:30 horas.

De 20 de dezembro a 19 de janeiro
Fechado.

Preço

Temporada alta
Adultos: 5€.
Maiores de 65 anos: 2,5€.
Menores de 10 anos: entrada gratuita.
 

Temporada baixa
Entrada gratuita.

Transporte

Você encontrará um desvio sinalizado na estrada de Ciutadella, bem perto da saída para a estrada de Maó.

Lugares próximos

Naveta Des Tudons (2 km)
Ciutadella de Menorca (2.3 km)
Torrellafuda (4.7 km)
Cala en Blanes (4.7 km)
Cala Blanca (4.9 km)