Povoado Talaiótico de Trepucó

Povoado Talaiótico de Trepucó

Com mais de 5.000 metros quadrados, Trepucó é um dos maiores e mais importantes povoados talaióticos de Menorca.

As marcas do tempo

O local, que se encontrava originalmente cercado por uma muralha, conserva diferentes restos do assentamento, como alguns fragmentos da muralha, dois talayots, o recinto da taula e os restos de algumas casas.

Apesar da passagem do tempo, ainda é possível diferenciar uma zona comunitária, situada entre o grande talayot e a taula, e uma zona dedicada às tarefas domésticas.

Durante a Segunda Guerra Púnica, o povoado foi destruído de forma violenta e seus habitantes fugiram apressadamente. Durante as escavações, foram encontrados alguns objetos domésticos em bom estado de conservação, expostos no Museu de Menorca.

Em 1931, começaram as escavações no povoado e, no início dos anos 70, a enorme taula foi reconstruída, acrescentando-se um reforço para evitar a sua queda.

Cultura pré-histórica de Menorca

Trepucó é um dos lugares pré-históricos melhor conservados na ilha. Destaque para a taula que conserva, a maior de Menorca.

No povoado, há algumas placas que indicam o que seja cada um dos monumentos, acompanhadas de uma ilustração que indica como era o recinto há milhares de anos atrás, quando estava cheio de vida. Isso ajuda a imaginação, além de tornar a visita mais interessante.

Se o compararmos com outros povoados, como Torre d'en Galmés, Torralba d'en Salord ou Talatí de Dalt, a visita a Trepucó não valeria muito a pena.