Talatí de Dalt

Talatí de Dalt, situado a apenas quatro quilômetros de Maó, é um dos povoados pré-históricos mais importantes de Menorca.

Abriga alguns monumentos que foram construídos em torno do ano 1300 a.C.

Após as escavações realizadas no local, os especialistas indicam que cerca de 100 pessoas viveram no povoado no auge, no século III a.C.

Sob a superfície, foram encontrados diversos restos de cerâmica e estruturas arquitetônicas posteriores que indicam que o povoado foi lugar de acolhida de diferentes comunidades desde o final da Idade do Bronze até pouco depois da conquista romana.

Monumentos que se conservam

No povoado talaiótico, conservam-se em muito boas condições alguns monumentos, como um grande talayot, o recinto da taula, algumas casas que têm um telhado de laje e ainda cavernas naturais que foram utilizadas como lugar de sepultamento.

Pedras com muita história

Além do bom estado de conservação, Talatí de Dalt é um dos povoados pré-históricos melhor documentados, já que, juntamente com o ingresso, entrega-se um folheto em que se indica cada uma das partes do povoado e qual era sua função.

Graças a esse folheto informativo, a visita é muito mais proveitosa que simplesmente visualizar as construções (como, por exemplo, em Torretrencada) sem saber o que era cada coisa.

Horário

Da Semana Santa até outubro: todos os dias, das 10:00 às 20:00 horas.
De junho a setembro: todos os dias, das 10:00 às 21:00 horas.
De novembro até antes da Semana Santa: entrada livre.

Preço

Adultos: 4€.
Estudantes e aposentados: 3€.
Menores de 12 anos: entrada gratuita.
De novembro até antes da Semana Santa: entrada gratuita.

Lugares próximos

Aeroporto de Menorca (3.2 km)
Povoado Talaiótico de Trepucó (4.8 km)
Maó (4.8 km)
Torralba d'en Salord (4.9 km)
S'Albufera des Grau (6.2 km)